
Cada vez mais vemos a popularização da tecnologia de 5 GHz em redes wireless residenciais. O que muitos não sabem é que, apesar da rede 5 GHz ser mais moderna e ter uma capacidade maior de largura de banda, ela tem também suas limitações.
As faixas de frequência baseadas em 5GHz também são bem mais resistentes a interferências. Ou seja, contam com um desempenho maior com mais dispositivos conectados simultaneamente. Ela é sem dúvida a melhor opção para quem deseja obter altas taxas de transferência.

O mesmo não ocorre quando falamos sobre o alcance. A rede baseada em 2.4GHz conta com alcance maior e atravessa objetos com maior facilidade, porém, sofre mais com interferências (ela conta com apenas 3 canais únicos, não sobrepostos, contra os 23 canais não sobrepostos em 5GHz) e suporta uma largura de banda menor.
Simplificando…
se precisar conectar a um ponto de acesso longe, 2.4GHz provavelmente atenderá melhor a sua demanda. Se distância não é um problema e largura de banda é prioridade, 5GHz acaba sendo muito superior.
Lembrando também que a maioria dos dispositivos mais antigos não são compatíveis com a frequência de 5GHz. Quer tirar suas dúvidas ou receber indicações de marcas e modelos? Deixe seu comentário!
Já ia me esquecendo: outro ponto importante é verificar se sua rede está com o cabeamento correto. Leia o artigo abaixo e entenda mais:
Cabo de rede – por que devo me importar mais?